A Rede Globo concretizou a venda dos direitos para a primeira adaptação internacional de sua telenovela de maior sucesso dos últimos anos, Avenida Brasil, à Ay Yapım, uma das produtoras de séries mais famosas da Turquia. A distribuição global dessa adaptação ficará a cargo da Madd Entertainment, uma parceria entre Medyapim e Ay Yapim.

Este acordo inovador concede à Ay Yapım a flexibilidade de efetuar algumas alterações, contanto que mantenha as principais linhas da trama da telenovela, com a Globo Studios disponível como consultora.

Avenida Brasil já foi vendida para mais de 140 territórios, o que torna uma adaptação turca um passo adiante na expansão de sua presença internacional.

Angela Colla, chefe de negócios internacionais e coproduções da Globo, comentou: “Estamos apostando na venda de formatos para levar nossas produções a novos públicos e de diferentes maneiras. Esse acordo com a Ay Yapım reflete nossa abertura a uma variedade de modelos de negócios.”

Avenida Brasil é um complexo melodrama que narra a história de uma jovem abandonada por sua madrasta cruel em um lixão, e que retorna como adulta para vingar a morte de seu pai. Diferentemente de outras telenovelas que tendem a focar na elite brasileira, a série gira em torno da classe média do país, o maior e mais desejado mercado consumidor.

A popularidade da série foi tão avassaladora que sua conclusão em 2012 literalmente paralisou o país, com todos ansiosos para acompanhar o desfecho do confronto entre Nina, interpretada por Débora Falabella, e Carminha, interpretada por Adriana Esteves. O episódio final de Avenida Brasil foi assistido por impressionantes 80 milhões de brasileiros, levando muitos a se aglomerarem nos sistemas de transporte público e a correrem para suas casas a fim de chegar a tempo de assistir ao desfecho emocionante.

Em apenas seis meses, a novela global conquistou o mundo, tendo seus direitos de exibição licenciados em 106 países, posteriormente ampliados para mais 24 nações, totalizando 130 países. A trama foi dublada em 19 línguas, incluindo espanhol, árabe, grego, russo e francês, estabelecendo-se como a novela brasileira mais vendida internacionalmente. Líder de audiência em diversos países, como Argentina, Uruguai, Venezuela, Paraguai, Portugal, Chile e Marrocos, além do Brasil, onde constantemente figurava nos assuntos mais comentados da Internet. O sucesso da novela foi tão notável que, em outubro de 2012, a revista Forbes a destacou como um fenômeno global da televisão, com um faturamento comercial de aproximadamente R$ 1 bilhão em sete meses, podendo chegar a R$ 2 bilhões, considerando os mais de 500 acordos publicitários veiculados pelas afiliadas da rede.

Colla acrescentou: “Ver uma de nossas dramas de maior sucesso produzida em uma nova versão será fascinante. Acreditamos no potencial dessa adaptação, em seu sucesso na Turquia e no mundo, e na abertura de portas para muitos outros projetos.”

João Emanuel Carneiro, o autor de Avenida Brasil, também elogiou o acordo: “É encantador saber que a primeira adaptação de Avenida Brasil ocorrerá em um país que adora telenovelas e se destacou como um dos produtores e exportadores mais prolíficos desse gênero no mundo, assim como o meu próprio país.”

A Ay Yapım, principal empresa de produção da Turquia, tem em seu portfólio algumas das novelas mais queridas e internacionalmente reconhecidas de seu país, incluindo Fatmagül, Ask-i Memnu e Kara Sevda, e mais recentemente Aile, Ya Çok Seversen e Yargı.

Publicação recente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *